PARCEIROS VERDE VERDADE

PARCEIROS VERDE VERDADE

23 de julho de 2018

Final de semana de definições nas convenções partidárias



Pros e PMB confirmam apoio à reeleição de Cida Borghetti (PP) e Ratinho Júnior oficializa candidatura pelo PSD; MDB ainda não decidiu se fecha com Osmar Dias (PDT)


Ouvindo: Final de semana de definições nas convenções partidárias - Folha de Londrina - O Jornal do Paraná - Brasil00:3905:19

Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo - Cida Borghetti: parceria do governo com o Pros garantiu apoio da legenda
Cida Borghetti: parceria do governo com o Pros garantiu apoio da legenda

Curitiba - Os partidos políticos começaram a definir, neste final de semana, os candidatos ao governo do Paraná, à Assembleia Legislativa, à Câmara dos Deputados e ao Senado. Pros e PMB oficializaram apoio à reeleição da governadora Cida Borghetti (PP) e à candidatura de Alex Canziani (PTB) ao Senado. O PSD confirmou a candidatura de Ratinho Júnior ao Palácio Iguaçu e o MDB ainda não decidiu se irá apoiar ou não a candidatura de Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. Os nomes precisam ser aprovados até 5 de agosto e registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o dia 15.
PUBLICIDADE
O presidente estadual do Pros, o deputado federal Toninho Wandscheer, disse que a decisão pelo apoio à reeleição da governadora Cida Borghetti surgiu dentro da legenda pela "parceria que teve com o governo estadual". "O partido entende que ela é a melhor solução para que o Paraná seja governado. Não temos nada contra outros candidatos, mas achamos que a melhor é a Cida", disse.

Na mesma convenção, em Curitiba, também foi oficializada a chapa de candidatos à Assembleia Legislativa em coligação do Pros, PMB e PMN, com 77 nomes, e três candidatos e duas candidatas à Câmara Federal. Na chapa para Brasília estão os londrinenses Boca Aberta e Sorriso.
SEM VICE
Apesar de o PSD lançar, no sábado (21), a candidatura de Ratinho Júnior para o governo do Paraná, as decisões sobre o vice e os dois concorrentes ao Senado deverão ser anunciadas apenas perto de 5 de agosto, prazo final estabelecido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para realização das convenções partidárias.
"Todos os partidos que fazem parte da nossa coligação têm bons nomes indicados, com viabilidade de eleição. Temos um prazo de 15 dias para chegar a um consenso. São nomes competitivos", despistou o parlamentar, em entrevista coletiva. Ele é o postulante ao Palácio Iguaçu que conta com o maior número de legendas confirmadas na chapa. Além do PSD, estão na aliança PSC, PRB, PR, PV, PHS e Avante.

Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano durante a maior parte da gestão Beto Richa (PSDB), Ratinho disse que não espera mais o apoio do tucano. "A informação que eu tenho é que o PSDB já fechou com a candidata Cida Borghetti", comentou. A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) e o deputado estadual Ney Leprevost (PSD-PR) estão, segundo ele, entre os cotados para um posto.

Ratinho Júnior também apresentou seu plano de governo, com propostas como diluir a máquina pública em 50% no número de secretarias, investir em tecnologia, fortalecer o agronegócio e a agricultura familiar. "Queremos que o poder público seja facilitador para quem gera riqueza e emprego", afirmou. Ratinho prometeu, ainda, ampliar as conversas com o funcionalismo público estadual, sem reajuste há dois anos e meio.

O senador Roberto Requião (MDB-PR), presidente estadual do MDB, disse que o apoio ou não do partido à candidatura de Osmar Dias (PDT-PR) ao governo do Paraná será definido em duas semanas. A sigla foi a primeira a realizar sua convenção, na manhã de sábado. Segundo Requião, a aliança será "primordialmente com o PDT". O senador falou ainda que gostaria de concorrer à reeleição. Já a outra vaga ao Senado ficaria em aberto. A princípio, foram lançados 26 postulantes à Assembleia Legislativa e 25 à Câmara Federal. Esse número ainda pode ser alterado.

PRAZOS

O prazo para que as legendas realizem suas convenções começou na sexta-feira (20) e se estende até 5 de agosto. Como muitas seguem costurando alianças, também de olho nas resoluções nos diretórios nacionais em Brasília, porém, a tendência é de que a maioria complete as chapas apenas perto do prazo final. O último dia para que os nomes sejam registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é 15 de agosto.

Depois de MDB e PSD, os próximos partidos a se reunir no Paraná são o PSOL, na sexta-feira (27); o PT, no sábado (28); e o PRTB, também no dia 28. O PT deve homologar a candidatura do ex-deputado federal Doutor Rosinha ao governo.

No domingo (29), às 9 horas, a Rede Sustentabilidade lança o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. A Executiva do PDT, do ex-senador e pré-candidato ao governo Osmar Dias, se encontra no dia 4 de agosto.

O PPS, do deputado federal Rubens Bueno, que ainda está dividido entre apoiar o ex-senador ou Ratinho Júnior, deve fazer sua convenção em 3 de agosto. A convenção do PP, da governadora Cida Borghetti, que concorre à reeleição, acontece dia 3 ou dia 4.

Nenhum comentário: